NK Arquitetura

A 3ª Revolução Industrial dentro de casa

De alguns anos pra cá a impressora 3d ganhou destaque no mundo tecnológico e chamou a atenção de todos por conseguir criar acessórios de moda, peças de carro e até órgãos do corpo humano. Desde 1984, a informática desenvolve estudos para que a impressora tridimensional pudesse colaborar positivamente a humanidade e as emergências globais, como nesse momento atual.

Através do processo SLA, do qual utiliza o calor de uma espécie de laser para depositar uma massa da qual se transformam em plástico sólido no instante seguinte. As tecnologias de impressão 3D evoluíram com o passar dos anos e já não utilizam apenas compostos plásticos, imprimindo estruturas em metal, vidro, argila e até mesmo tecidos humanos

E a arquitetura, de modo a se conectar com as pessoas, não poderia ficar fora dessa considerada como a 3ª. revolução industrial para buscar formas inovadoras e através dela modelar objetos exclusivos a compor a decoração de gosto peculiar, além de conseguir demonstrar o projeto tátil em escala reduzida.

Como expectativa tem-se que nos próximos anos não somente a decoração, mas o próprio edifício residencial poderá́ vir a ser construído através dessa tecnologia, eis que na China um equipamento de 7 metros de altura já consegue construir uma residência em 24 horas, por preço inferior ao de construções tradicionais.

Outro ícone é um projeto idealizado pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, que consiste em imprimir um molde em areia que permite manter o suporte de carga da laje de concreto, reduzindo em 50% o uso do material.

A continua novidade no contexto do fabrico pela impressora 3D vem indicando que suas características de velocidade de criação e de produção, na área da construção, por exemplo, na possibilidade de maior extensão de vãos livres, bem como na economia de material, a tornam um importante instrumento de sustentabilidade.

×

Olá !
Tem alguma dúvida? Clique em um dos atendentes abaixo e converse pelo Whats-app.

×